Crédito habitação - Guia

- 17 de março de 2019
Você que está à procura de casa e pretende recorrer ao crédito habitação depara-se, muitas vezes, com a burocracia inerente que é capaz de lhe tirar algumas horas de sono!
Pretendemos com este guia sintetizar os passos que terão de ser dados até à conclusão de todo o processo.
Se pretendes contratar um crédito à habitação, prepara a documentação que te será exigida pelo banco, seja qual for a modalidade de crédito, a fornecer pelos proponentes e fiador(es):
1º Passo – Simulação e proposta pré-contratual
Faça a simulação em vários bancos, compara a Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) e decide sobre qual o melhor banco. Faça todas as perguntas que considere pertinente! Fale com amigos que tenham passado pelo processo de compra de casa e peça-lhes conselhos!
Fale com o profissional de mediação imobiliária que tem todas as ferramentas para o poder ajudar
Formaliza o pedido de crédito à habitação, fornecendo:
a) Documento de identificação (Cartão de Cidadão ou BI e NIF);
b) Última declaração de IRS e respectiva Nota de liquidação;
c) Três últimos recibos de vencimento e/ou recibos verdes de trabalhadores independentes e extratos bancários (a não ser que esteja a pedir o crédito num banco no qual já tenha conta).
2º Passo – Avaliação do imóvel e proposta de seguros
Para a avaliação prévia do imóvel, precisará dos seguintes documentos:
a) Caderneta Predial (AT – Autoridade Tributária e Aduaneira);
b) Licença de utilização (imóveis construídos após agosto de 1951) ou de construção (Câmara Municipal);
c) Planta de localização e do imóvel (se exigido).
d) Certidão permanente da descrição predial.
3º Passo – Aprovação do crédito e contrato-promessa de compra e venda
No contrato-promessa o comprador e vendedor declaram a intenção de transação do imóvel. As partes vinculam-se mediante a formalização das suas vontades. O vendedor compromete-se a vender e o comprador compromete-se a comprar. No contrato promessa identifica-se a casa a comprar, o preço a pagar, o prazo da realização da escritura de compra e venda do imóvel e quaisquer outros elementos que as partes considerem pertinentes ( ex. realização de pequenas obras pelos vendedores, colocação de electrodomésticos)
4.º Passo – Escritura de compra
Para a escritura, necessitará do contrato-promessa de compra e venda e da seguinte documentação:
a) Documentos de Identificação (Cartão de Cidadão ou BI e NIF) do comprador e do vendedor;
b) Certificado Energético;
c) Certidão de Teor atualizada com o registo (Conservatória do Registo Predial);
d) Caderneta Predial Urbana ou Pedido de inscrição do Prédio na matriz (AT);
e) Licença de utilização, para imóveis construídos após agosto de 1951 (Câmara Municipal);
f) Ficha Técnica da Habitação (se legalmente exigível);
g) Proposta dos seguros multirriscos-habitação e de vida (se necessário);
h) Distrate de hipoteca (se aplicável);
i) Comprovativo do pagamento do IMT e do Imposto do Selo.
Antes de vender ou comprar uma casa fale com um profissional que o ajudará a eliminar quaisquer dúvidas que possa ter com o processo! Aconselhe-se antes de embarcar neste projecto de vida!
Estamos cá para o ajudar!