Você que está à procura de casa e pretende recorrer ao crédito habitação depara-se, muitas vezes, com a burocracia inerente que é capaz de lhe tirar algumas horas de sono! Pretendemos com este guia sintetizar os passos que terão de ser dados até à conclusão de todo o processo. Se pretendes contratar um crédito à habitação, prepara a documentação que te será exigida pelo banco, seja qual for a modalidade de crédito, a fornecer pelos proponentes e fiador(es): 1º Passo – Simulação e proposta pré-contratual Faça a simulação em vários bancos, compara a Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) e decide sobre qual o melhor banco. Faça todas as perguntas que considere pertinente! Fale com amigos que tenham passado pelo processo de compra de casa e peça-lhes conselhos! Fale com o profissional de mediação imobiliária que tem todas as ferramentas para o poder ajudar Formaliza o pedido de crédito à habitação, fornecendo: a) Documento de identificação (Cartão de Cidadão ou BI e NIF); b) Última declaração de IRS e respectiva Nota de liquidação; c) Três últimos recibos de vencimento e/ou recibos verdes de trabalhadores independentes e extratos bancários (a não ser que esteja a pedir o crédito num banco no qual já tenha conta). 2º Passo – Avaliação do imóvel e proposta de seguros Para a avaliação prévia do imóvel, precisará dos seguintes documentos: a) Caderneta Predial (AT – Autoridade Tributária e Aduaneira); b) Licença de utilização (imóveis construídos após agosto de 1951) ou de construção (Câmara Municipal); c) Planta de localização e do imóvel (se exigido). d) Certidão permanente da descrição predial. 3º Passo – Aprovação do crédito e contrato-promessa de compra e venda No contrato-promessa o comprador e vendedor declaram a intenção de transação do imóvel. As partes vinculam-se mediante a formalização das suas vontades. O vendedor compromete-se a vender e o comprador compromete-se a comprar. No contrato promessa identifica-se a casa a comprar, o preço a pagar, o prazo da realização da escritura de compra e venda do imóvel e quaisquer outros elementos que as partes considerem pertinentes ( ex. realização de pequenas obras pelos vendedores, colocação de electrodomésticos) 4.º Passo – Escritura de compra Para a escritura, necessitará do contrato-promessa de compra e venda e da seguinte documentação: a) Documentos de Identificação (Cartão de Cidadão ou BI e NIF) do comprador e do vendedor; b) Certificado Energético; c) Certidão de Teor atualizada com o registo (Conservatória do Registo Predial); d) Caderneta Predial Urbana ou Pedido de inscrição do Prédio na matriz (AT); e) Licença de utilização, para imóveis construídos após agosto de 1951 (Câmara Municipal); f) Ficha Técnica da Habitação (se legalmente exigível); g) Proposta dos seguros multirriscos-habitação e de vida (se necessário); h) Distrate de hipoteca (se aplicável); i) Comprovativo do pagamento do IMT e do Imposto do Selo. Antes de vender ou comprar uma casa fale com um profissional que o ajudará a eliminar quaisquer dúvidas que possa ter com o processo! Aconselhe-se antes de embarcar neste projecto de vida! Estamos cá para o ajudar!